O Melhor Parque do Brasil e 25º melhor do mundo
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – PNCV, ocupa uma área de 240.586,56 hectares no interior de Goiás e a ampla área protegida proporciona aos turistas paisagens espetaculares em meio ao cerrado. A entrada do Parque está localizada na Vila de São Jorge. O parque é todo sinalizado e as trilhas autoguiadas, o que desobriga o turista da contratação de um guia. Mas, por experiência própria, o guia faz toda a diferença. Se puder contrate um, é infinitamente enriquecedora a experiência.
São quatro trilhas que fazem parte do percurso do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As mais populares são a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Para os aventureiros a Trilha das Sete Quedas é super indicada, com direito a pernoite em camping dentro do parque. Se você gosta de andar pouco a opção é um circuito bem facinho, vale a pena conferir a Trilha da Siriema. Ao passar pela entrada do Parque Nacional, todos os turistas são convidados a assistirem a um vídeo educativo, que demonstra cuidados básicos para evitar acidentes e proteger a Chapada dos Veadeiros. O vídeo também explica o funcionamento dos percursos e das trilhas. Cada trilha com uma cor específica. Tudo super fácil.
As Trilhas do Parque da Chapada dos Veadeiros
A Trilha dos Saltos, com 12 km de caminhada(ida e volta), contempla um dos mais belos passeios do parque. O Salto de 80 m, o Salto de 120 m e as Corredeiras do Rio Preto. A trilha exige um pouco do físico, especialmente na seca, mas nada que algumas paradas para beber água e recuperar o fôlego não resolvam. Sigua as setas amarelas. O Salto de 120 m só pode ser visto do alto do mirante, enquanto que o Salto de 80 m tem um bom poço para banho. Já as Corredeiras do Rio Preto são perfeitas para relaxar. São diversas pequenas quedas e várias piscinas para curtir no final do passeio.
A Trilha dos Cânions, como a dos Saltos, são bastante populares entre os visitantes. A trilha dos Cânions tem o percurso de 12 km (ida e volta), mas com menos sobe e desce que a Trilha dos Saltos, por isso a maior distância não faz tanta diferença. As atrações principais são o Cânion II e a Cachoeira da Carioca, deliciosos poços e queda d’agua para banho. O Cânion II é a primeira parada. Você pode vê-lo do alto, nadar e também curtir o delicioso banho na grande piscina que se forma. A segunda parada é na Cachoeira da Carioca, com diversas quedas d’água e um maravilhoso poço para banho. O Cânion I, tem acesso restrito, apenas em períodos de seca e com autorização do parque.
A Travessia das Sete Quedas, diferente das anteriores, tem percurso mais longo e o ideal é percorrê-la em dois dias, com pernoite em camping dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O trajeto total tem 23,5 km e exige bastante do físico. O final da trilha é fora do parque, a 12 km de São Jorge, sendo necessário um transporte para voltar à vila. O parque oferece uma área de camping para até 30 pessoas, onde será possível passar uma ou duas noites.
A Trilha da Seriema é a mais fácil do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros indicada para quem tem dificuldade de locomoção ou está com crianças e não deseja fazer passeios longos. Com seus 800 m de percurso, é uma boa trilha para ter um contato inicial com o cerrado, dá para avistar diversas plantas e flores e ter a sensação de andar em meio à natureza.
Como chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada na Vila de São Jorge, distante 37 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir do centro de São Jorge, serão 1000 m de estrada de terra até a portaria do parque. Pode ir a pé ou de carro. O estacionamento para deixar o carro é pago.
Para maiores informações ou reservas de pacotes entre em contato com a Alternativas Ecoturismo.
Colaboração: Guia Melhores Destinos
Apoio: Alternativas Ecoturismo